30 de maio de 2015

Resenha:::Um dia



Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley conheceram-se em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.


(Sem spoilers)

Sou completamente encantada com narrativa em terceira pessoa do David Nicholls, e também com a estruturação de Um Dia, então, vou começar falando de sua estrutura. O livro contêm cinco partes e, cada capítulo mostra o que aconteceu no dia 15 de julho de cada ano (isto por vinte anos), é bem confuso e as vezes te deixa maluca, morrendo de raiva, mas como é explicado pelo autor através do nosso querido Dexter, esse dia ( Dia de São Swithin) é caracterizado por ter uma tradição envolvendo o clima, e também é claro, foi o dia em que Dexter e Emma ficaram "amigos".  Tem horas que não tem como evitar odiar o livro só contar o que acontece no dia 15 de julho, afinal, como leitores envolvidos com o romance, queremos saber mais e mais. Mas o autor sempre dá alguns detalhes do que acontece nesse meio entre um ano e outro, 

Eu acabei me identificando demais com a Emma, e acho que esse era o objetivo do autor, mas tinha horas que não dá para aguentar a sua insegurança. E Dexter é o típico canalha com sentimentos que não demonstra, fazendo qualquer leitor odiá-lo profundamente. Juro que não dá pra contar quantas burradas ele fez só nessas 319 páginas. Só por essas pequenas coisas que citei dos dois você deve estar achando que não há chance nenhuma de ter um romance entre Dex e Em. Bom, estás completamente errado (a), porque esses dois foram feitos um para o outro. 

A cada parte há um trecho de algum outro livro, que descreve tudo o que vai acontecer nos capítulos dessa parte. Mas para mim a frase da parte quatro descreve toda a estória de Emma e Dexter, toda a estória de Um Dia: 

"Eles falavam muito pouco do que sentiam um pelo o outro: não havia necessidade de frases bonitas e pequenas atenções entre amigos tão experientes."
- Thomas Hardy, Far From the Madding Crowd

Sei que se vocês lerem Um dia não vão se arrepender. Beijinhos, boa leitura e até a próxima! 

3 comentários:

  1. Eu ainda não li, mas tenho uma amiga que leu e disse que é muito bom, agora mais essa resenha elogiando o livro e pronto: fiquei com vontade de ler haha acho que me identificaria muito com a Emma também!
    Ahh, vim avisar que indiquei o Bananas de Vestidos em uma tag e dizer que eu adoraria se você pudesse responder! Tá aqui o link: http://likegabs.blogspot.com.br/2015/06/tag-de-tudo-um-pouco.html
    Espero que goste e um beijão da Gabi ♡

    ResponderExcluir
  2. Eu amo esse livro demais! Vi o filme faz um tempo também e amei; chorei demais demais mas valeu muito a pena. O David é um ótimo escritor, né?
    Eu também me identifiquei demais com a Emma e odiei demais o Dex em outras partes. Que cara mais chato, né? Mesmo assim, acabei o livro amando ele.

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir
  3. Oie, vi o filme e amei e chorei. Já o livro não consegui me apaixonar tanto, quase abandonei. :/
    Parabéns pelo blog.

    http://dicasdaisacereser.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2014 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo