6 de maio de 2015

Gêneros Literários


©

Já se deparou com algum termo estranho ao ler uma resenha? Você sabe o que é uma distopia? E YA?

Alguns talvez tenham a resposta na ponta da língua, enquanto outros acham que isso é coisa de outro mundo. Mas vocês vão ver que não é nada disso, na verdade esses gêneros são bem fáceis de decorar. Sempre em minhas resenhas falarei de qual gênero é o livro, então para não ter problema nenhum, recorra à essa postagem. 
Utopia

Em obras literárias com esse gênero, a sociedade tenta alcançar o impossível, ou a perfeição. Reflete principalmente uma comunidade dos sonhos e altamente desejada. A utopia é muito pouco usada, já que sem nenhum conflito o livro acaba se tornando chato. Eu particularmente nunca li nada com esse gênero, mas se você conhecer um livro assim pode deixar nos comentários.

Distopia

A distopia ou antiutopia, é o contrário da utopia.Você com certeza já leu um livro distópico, pois obras assim estão em alta nas livrarias. Podemos identificar uma distopia se percebermos alguma dessas características 
  • Governo opressor e/ou totalitário
  • Pós-apocalipse 
  • Tecnologias cyber genéticas
  • Sem opção de escolha e /ou liberdade
  • Tempo futurístico
É claro que não precisa ter todos esses elementos para ser uma distopia, apenas contendo um ou dois já basta. 
Esse gênero é o mais complexo e abrangente na minha opinião, pois contêm várias divisões. Mas também é o meu favorito, então, se vocês quiserem posso trazer de novo esse tema para o blog, analisando cada subdivisão. 
Exemplos: As trilogias de Maze Runner, Jogos Vorazes, A Seleção.

Young Adult (YA)

A literatura YA não é bem um gênero, mas pode ser aplicada em vários tipos de gênero, principalmente Romance. Um livro Young Adult tem como personagens principais adolescentes e jovens (14-20), e como tema o bullyng, drogas, depressão, divórcio dos pais, relacionamento amoroso e/ou familiar, sexualidade, a identidade da pessoa e/ou sua popularidade na escola. Normalmente o tempo é contemporâneo. 
Exemplos: As series Harry Potter, Percy Jackson e os Olimpianos. Também Os Heróis do Olímpio, 

New Adult (NA) 

Assim como o YA, o New Adult não é bem um gênero e sim uma categoria (acho que posso chamar assim). Essa categoria retrata o começo da vida adulta, e as responsabilidades que vêm com ela. Em um livro NA, o personagem principal estará lidando com os conflitos de primeiras experiências, como a perda da virgindade, primeiro emprego, casamento. 
Exemplos: Belo Desastre, As Batidas Perdidas do Coração.

Sick-Lit

Sick em português é doente, então você tem uma ideia do que é esse gênero. Os tema abordado em livros com esse gênero é doenças, que normalmente estão em seu estado terminal. É basicamente isso, o personagem principal sofre de alguma enfermidade séria, indiretamente ou diretamente. 
Exemplos: A culpa é das estrelas, Antes de morrer, Extraordinário. 

Percebeu uma coisa ao ler os exemplos? Alguns livros que estão nos exemplos, também podem ser classificados com outro gênero. Não entendeu?  Vamos pegar o exemplo de A Seleção. Para quem leu sabe que há todo um romance, tanto que o livro em si pode ser considerado como um romance. No entanto ele está nos exemplos de distopia. Isso não quer dizer que A Seleção não seja uma distopia ou que não seja um romance, na verdade ele é a junção dos dois, uma distopia romântica. Do mesmo jeito a comédia e o romance, vira comédia romântica.
Um livro pode conter vários gêneros ao mesmo tempo, mas isso não quer dizer que todos os gêneros são igualmente evidentes. Às vezes um livro pode ser mais algum gênero do que outro. 

Enfim, espero que eu tenha ajudado e esclarecido a dúvida sobre esses termos literários. 
Um beijo e até a próximo bananos e bananas! 



5 comentários:

  1. Acabei de conhecer o blog e MDS melhor nome eveeer.
    Adorei o post, bem explicativo e esclareceu muita coisa pra mim, que não leio muito.
    AWKWARD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem não gosta de bananas usando vestidos? Kkkk
      Muito obrigada e fico feliz de ter conseguido esclarecer ❤

      Excluir
  2. As vezes são tantos etilos, que fica mesmo complicado, eu mesma demorei um pouco a pegar as distopias, haha. Hoje, distopia é meu gênero preferido, acho que tem várias abordagens diferentes no mesmo gênero, o que torna tão interessante. Beijos
    Desfocando Ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também é meu preferido! <3
      Tão complexo mas ao mesmo tempo tão presente, não é mesmo?!

      Excluir
  3. Meu comentário n foi lol.

    Massssssa banana literária, n sabia dessas divisões de gêneros literários e curti muito ter mais conhecimento sobre. Beijo!

    www.eunomadiando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2014 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo